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O futuro para o transporte rodoviário.

Atualizado: 10 de fev. de 2023

O transporte rodoviário encontra-se numa fase de transição, acelerada pela emergência das questões climáticas e pela anunciada escassez de combustíveis fósseis, que afeta todo o planeta. As soluções de combustão dão progressivamente lugar a soluções neutras em carbono, sustentáveis e ecológicas. O futuro do transporte rodoviário apresenta-se, de dia para dia, com um novo paradigma, em que governos e empresas assumem compromissos e enfrentam novos desafios. O que se pode então esperar do futuro do transporte rodoviário? Como se podem as empresas adaptar?


O setor com novos horizontes

O setor dos transportes, especificamente do transporte rodoviário, encontra-se num momento de viagem e sem retorno, com uma completa mudança de paradigma no horizonte. O relatório do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, “The future of road transport – Implications of automated, connected, low-carbon and shared mobility”, sugere que os desenvolvimentos em “gestão dados, infraestruturas, tecnologias de comunicação e cibersegurança e legislação” são facilitadores desta mudança. Mais: o documento indica que neste contexto, os impactos serão visíveis em áreas tão diversas como “emprego, energia, a sustentabilidade das matérias-primas, democracia, privacidade e justiça social”.


A política comunitária é também um dos agentes impulsionadores desta mudança, através de ferramentas como o Pacto Ecológico Europeu. Este acordo tem especial enfoque nos transportes, que representam atualmente 25% do total das emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia. E o objetivo é ambicioso: reduzir 90% das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os transportes até 2050. Para o atingir, será imperativo coordenar esforços de governos, empresas privadas e cidadãos, de todos os países envolvidos.


Soluções elétricas são resposta imediata e atrativa

Praticamente todas as insígnias de automóveis implementaram na sua oferta modelos elétricos. O mesmo acontece com veículos pesados de transporte de mercadorias. Por ser uma tecnologia atualmente mais utilizada (comparativamente a outras como o hidrogénio), trata-se de uma resposta imediata às exigências de sustentabilidade do consumidor final e de organizações governamentais.


A fase logística de entrega ao consumidor final é das que mais tem beneficiado desta alternativa sustentável. Empresas como a UPS estão a incorporar camiões elétricos na sua frota com a promessa de reforçar a aposta até eliminar por completo as emissões de carbono.


Apesar da mobilidade elétrica ser uma bandeira com especial impacto junto do consumidor final, progressivamente afetará toda a cadeia de operação logística, em especial nos processos que envolvem a utilização de combustíveis.


Os desafios no caminho do futuro do transporte rodoviário

O grande desafio é mesmo a capacidade de acompanhar e adaptar-se às novas realidades. Veículos elétricos e autónomos já estão disponíveis e as empresas devem ser o mais ágeis possível no médio prazo, como sugere a PwC, para incorporá-los nas suas frotas. Inglaterra e França, por exemplo, são dois dos países que têm intenção de proibir a venda de automóveis movidos a combustível fóssil até 2040.


Maiores serão os desafios, quanto mais rápida for a mudança para veículos mais ecológicos. Isto porque a questão dos componentes e respetiva disponibilidade nos fornecedores impacta diretamente na produção e, claro, nas vendas. Exemplo disso é o que se tem verificado ao longo de 2021 com a crise dos semicondutores. A indústria automóvel (e não só) tem sofrido com a escassez destes microchips desde 2022.


A cooperação entre os vários agentes do setor revela-se, por isso, crucial para um futuro do transporte rodoviário bem sucedido. A partilha de conhecimentos, implementação transversal de dinâmicas e análise conjunta de tendências e soluções dão resposta aos novos desafios.


Fonte: Shell Brasil

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